Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

O BACS, ou Battery Analysis & Care System, é um sistema de gerenciamento, monitoramento e balanceamento de baterias. Este permite ao usuário minimizar a ocorrência de falhas imperceptíveis e inesperadas nas baterias através da análise constante de todos os elementos do Banco de Baterias. Além disso, o BACS possibilita a extensão da vida útil das baterias e, ao mesmo tempo, eleva a confiabilidade dos Sistemas UPS acoplados.

Introdução

A Terceira geração do sistema BACS® (Battery Analysis Care System) da GENEREX é o produto mais avançado desta categoria disponível atualmente no mercado. Um sistema de monitoramento e gerenciamento de baterias integrado à ethernet, o BACS® utiliza tecnologia de gerenciamento pela web para monitorar a temperatura, resistência interna e tensão de cada elemento dentro de um sistema.

Através de nosso processo de balanceamento patenteado – nomeado Equalização1 na Europa e Balanceamento nas demais localidades – o BACS® calibra a tensão de carga de todas as baterias com o valor configurado no carregador, mantendo todas as baterias dentro de uma faixa de tensão operacional ótima.

O monitoramento e harmonização constante das tensões individuais de carga das baterias auxilia a garantir a confiabilidade da bateria a todo momento, tornando o calcanhar de Aquiles dos sistemas UPS – ou qualquer dispositivo alimentado por baterias – algo do passado.

1 O termo utilizado pela GENEREX na Europa (equalização) não deve ser confundido com o processo de sobrecarga de células ventiladas. Neste contexto, o termo “Equalização” (como o termo “Balanceamento”) refere- se ao processo de harmonização das tensões das células com o valor especificado no carregador.

Além disso, o BACS® possibilita o gerenciamento de medições do ambiente onde as baterias estão localizadas (temperatura, umidade, nível de ácido interno, concentração de gás hidrogênio etc.) e aparelhos (UPS, inversores, chaves de transferência, geradores, contatos secos, sistemas de ar- condicionado etc.

O BACS® é o sistema ideal para baterias de chumbo-ácido (célula ventilada, livre de manutenção, gel, AGM etc.), assim como as de Níquel-Cádmio, NIMH e a maioria das baterias de íon Lítio.

Características

Regulação de Carregamento

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

O BACS® é designado para monitorar e otimizar baterias de chumbo-ácido e demais tipos em um sistema de baterias.

O software de visualização gratuito BACS®Viewer ilustra a Equalização (Balanceamento) de uma bateria (a linha violeta no gráfico) dentro de uma string de 32 baterias durante o processo de carga/descarga. A Equalização (Balanceamento) do BACS® evita a sobrecarga da bateria (em violeta), enquanto as demais baterias em seu entorno continuam sendo carregadas.

Regulação Individual de Tensão

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

Através do processo patenteado denominado Equalização (ou Balanceamento), o sistema BACS® regula a tensão de alimentação do carregador ou UPS para cada bateria. Esse processo serve para calibrar as baterias e tem como resultado a otimização de sua capacidade de armazenamento e prolongamento de sua vida útil.

Osciloscópio ilustrando gráfico de tensão de baterias durante o processo de Equalização (Balanceamento): as tensões das 3 baterias se comportam diferentemente dada a influência regulatória dos módulos BACS®. A curva harmônica de carga ideal será atingida para cada célula na string.

Evita Sobrecargas

O processo de Equalização (Balanceamento) impede a sobrecarga não intencional das baterias. (Impedindo a sobrecarga, o BACS® ajuda a limitar gaseamento, ressecamento e escapamento térmico).

Evita Subcarregamento

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

O processo de Equalização (Balanceamento) também impede subcargas não intencionais. (Impedindo subcargas, o BACS® ajuda a limitar a sulfatação e perda de capacidade).

A carga de acumuladores de acordo com o processo patenteado de Equalização BACS®. A carga da Bateria 3 é limitada para evitar sobrecarga e gaseamento. A alimentação da Bateria 2 é mantida e amplificada até atingir a tensão de carga especificada. A Bateria 1 funciona de maneira ideal e não é regulada.

Detecta Iminência de Falhas nas Baterias

Problemas típicos de bateria como sulfatação, corrosão, gaseamento, ressecamento, escapamento térmico são detectáveis a partir de monitoramento adequado. (Variações de impedância e temperatura – parâmetros monitorados pelo BACS® - tendem a indicar o começo de tais problemas).

Evita Sulfatação

Sulfatação é um problema comum em sistemas de baterias para UPS dado que estes são normalmente mantidos em tensão de flutuação ou sujeitos a um princípio de carregamento que os deixa descarregados por extensos períodos. Sem regulação adequada, não há garantia de que todas as baterias foram totalmente carregadas quando a alimentação da UPS alterna de carregamento rápido (boost charging) para carregamento em flutuação (float charging). Frequentemente, quando isto ocorre, algumas baterias são sobrecarregadas, enquanto outras permanecem com carga incompleta. O processo de Equalização (Balanceamento) retarda a sulfatação mantendo TODAS as baterias em um nível de tensão balanceado e assim mantendo-as no Estado de Capacidade (SOC) ideal – e assim, no seu Estado de Vida Ideal (SOH).

Detecção de Estratificação

Identificando elevações de impedância e derivações de tensão, o sistema BACS® permite ao usuário detectar a estratificação das baterias. De tempos em tempos, de maneira a reverter a estratificação, a solução de ácido-gel-água da bateria requer retificação. É através da retificação desta solução que os defeitos e estratificação são gerenciados. Verificando redução de impedâncias e elevação da performance de Equalização o BACS® informa ao usuário os benefícios do processo de retificação.

Proteção de Baterias

Através do balanceamento das tensões em um sistema de baterias, o BACS® previne danos aos acumuladores causados por seus “vizinhos” de sistema. Assim, uma nova bateria pode ser introduzida em uma string de baterias mais antigas sem o risco de sobrecarga, tornando substituições completas de bancos de baterias algo obsoleto.

Sistema de Alarme Avançado

Por este sistema monitorar parâmetros chave das baterias e possibilitar de estabelecer limites de operação, o BACS® é capaz de fornecer alarmes avançados – via som, vídeo e mensagens de rede – de eventos do sistema que requerem atenção.

Prevenção de Fuga Térmica

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

Por meio de contatos secos embutidos, o sistema BACS® é capaz de acionar o disjuntor das baterias no evento de escapamento térmico. Abertura automática de todas as baterias de uma string é possível, dada a presença de um relé GX_R_AUX, o qual aciona o disjuntor das baterias quando parâmetros estabelecidos pelo usuário forem atingidos.

O módulo GX_R_AUX disponibiliza 4 contatos de relé e 4 entradas digitais. Este controla até 4 disjuntores. As entradas digitais realizam a leitura do estado em que se encontra o disjuntor da bateria e exibem o mesmo na interface web do BACS®. Outros dispositivos de alarme (como por exemplo, alarmes sonoros) podem ser conectados às saídas ou entradas digitais do GX_R_AUX.

Elevação da Capacidade das Baterias

O sistema BACS® garante, através da Equalização (Balanceamento), o nível de carga máxima e o funcionamento ótimo do sistema de baterias.

Reposição das Baterias

Através do monitoramento do comportamento das impedâncias, o BACS® permite ao usuário detectar baterias fracas ou danificadas em estágios primários de deterioração. Reposições pontuais de baterias ruins são vitais para a extensão da vida útil de um sistema de baterias como um todo.

Extensão da Vida Útil >30%

A vida útil de uma string de baterias depende da célula mais fraca da bateria mais fraca da string. Tipicamente, em uma UPS, a vida útil de tal string é 50-60% do mencionado pelo seu fabricante. Por virtude do processo de Equalização (Balanceamento), cada uma das baterias dentro da string é mantida em nível de tensão ótimo, eliminando efeitos negativos de carga irregular. O cuidado constante provido pelo processo de Equalização (Balanceamento) tem mostrado aumento na vida útil das baterias em mais de 30%! E, dadas as virtudes do processo de Equalização (Balanceamento), estamos sempre procurando elevar estes resultados. (Resultados de 2004 demonstraram que um aumento de 50% não é algo inalcançável. Dois sistemas BACS® regulados em nossos laboratórios estão em funcionamento com as mesmas baterias pelos últimos 10 anos – dois anos a mais que o período estipulado pelas especificações do fabricante. Estes sistemas ainda estão ativos.) O BACS® prova que é possível atingir – e até superar – os períodos de vida útil estipulados pelos fabricantes.

Sistema de Monitoramento

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

O BACS® monitora os dados do sistema UPS assim como seus parâmetros ambientais (temperatura, umidade, concentração de gás hidrogênio, nível de ácido interno, corrente DC, contatos secos, etc.). Alertas podem ser estabelecidos, e essas informações podem ser acessadas via múltiplos sistemas de comunicação.

Neste, o servidor web do BACS® ilustra o estado de 140 baterias. Impedância atual, temperatura e tensão de cada célula é exibida e armazenada. LEDs de estado apresentam variação de coloração se qualquer uma das células sair dos limites predefinidos.

Manutenção

O BACS® aumenta a qualidade de serviço providenciando monitoramento remoto via Internet, VPN ou qualquer rede que permita o download de dados e histórico de baterias em tempo real. Agora é possível realizar testes de bateria sem passar pelo transtorno de desconectar as mesmas do sistema. Manutenção e testes são realizados sob condições reais de operação e não requer parada.

Gerenciamento de UPS/SNMP e Modbus

O BACS® inclui um gerenciador UPS/SNMP e MODBUS completo, um que é totalmente compatível com qualquer UPS atualmente no mercado Entre sistemas BMS no mercado, esta função é única.

Modbus/Profibus/Lonbus/SNMP

O BACS® permite que clientes MODBUS realizem a leitura dos dados do sistema através de IP e RS232 (e de maneira opcional RS485), assim como através de SNMP. A conversão para PROFIBUS e LONBUS é possível através de conversores opcionais.

Software de Visualização e Análise Gratuito

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

Fornece relatórios e análise gráfica de dados do BACS.

Processo de descarga ilustrado através do software BACS® Viewer mostra a queda de tensão de múltiplas baterias durante a descarga, fato que passa despercebido pela UPS. Em larga escala, esses acumuladores poderiam ocasionar um colapso geral do sistema! O BACS® corrige o problema e tenta recarregar a bateria específica por completo.

Descrição do BACS

A confiabilidade de um sistema de alimentação baseado em baterias somente pode ser garantida se todas as baterias neste funcionem num nível ótimo 100% do tempo!

Os módulos BACS® são capazes de realizar medições precisas de resistência interna, temperatura e tensão de baterias. Essas medições são essenciais para a realização de uma análise precisa das baterias de um sistema. O sistema BACS® transfere estes dados através de um sistema de barramento ao BACS® WEBMANAGER. O WEBMANAGER, por sua vez, lida com eventos que envolvem a UPS, inversores, sensores ambientais, chaves de transferência, geradores, contatos secos dentre outros dispositivos.

O BACS® WEBMANAGER atua como uma unidade central de controle do sistema de baterias. Ele reúne, avalia e (em sua memória flash interna) armazena todos os dados pertinentes do sistema. O usuário tem acesso a três páginas do servidor de rede. Uma exibe o estado atual das baterias; a segunda exibe dados da UPS; a terceira exibe dados do local e o estado dos contatos de alarme. A interface do navegador de rede do sistema é projetada com facilidade de configuração. Esta fornece ao usuário o acesso a todos os valores e eventos do sistema. Uma interface de programação flexível conhecida como EVENT MANAGER coordena a reposta do sistema a eventos significativos (alarmes, notificações etc.).

O BACS® WEBMANAGER realiza a leitura individual das tensões de bateria e as compara a tensão especificada no sistema de baterias. O valor final (tensão do sistema) é enviado a cada módulo BACS®, que por sua vez controla os níveis de tensão de cada bateria quando estas se desviam da tensão especificada. Este é o processo denominado Equalização (ou Balanceamento). Por virtude disto, as tensões de todas as baterias em um dado sistema podem ser calibradas até uma faixa de 0.01 Volts da tensão especificada do sistema.

O sistema BACS® mitiga de maneira extremamente efetiva a possibilidade de sobrecarga das baterias. Desta forma, ele ajuda na prevenção de gaseamento e ressecamento. Também mitiga a possibilidade de subcarga. Assim, este ajuda a evitar sulfatação. Através do processo de Equalização (Balanceamento) as baterias do sistema são mantidas em uma tensão de carga ótima e, assim, em um estado de funcionamento ótimo.

Através do gerenciamento das tensões de carga do sistema de baterias, o sistema BACS® melhora imensamente sua durabilidade e confiabilidade.

O sistema BACS® tem a capacidade de enviar alarmes de “aviso antecipado” via e-mail, e-mail para SMS, mensagem de rede, SNMP, RCCMD, MODBUS, e, opcionalmente, PROFIBUS, LONBUS e GSM. (Parâmetros de alarme podem ser configurados pelo usuário de acordo com o tipo de bateria.) Por exemplo, se um elemento está apresentando resistência interna elevada – um indício de corrosão e sulfatação – o sistema BACS® dispara um alarme. (Sulfatação, quando descoberta a tempo, pode ser revertida por meio de uma série de ciclos de carga e descarga.) Dado avisos antecipados das questões que tal aviso indica, o usuário é capaz de avaliar e tomar ação bem antes das consequências que podem ser resultantes de tais eventos. Os efeitos de ações corretivas tomadas podem ser observados imediatamente. Além da resistência interna, o sistema BACS® monitora tensão, temperatura, o processo de Equalização (Balanceamento), os ciclos de carga/descarga do sistema e, opcionalmente, a corrente. Quando limites previamente estabelecidos de quaisquer destas categorias são ultrapassados, um alarme é acionado.

Além do envio de alarmes de rede, o sistema BACS® também avisa o usuário através de sinais audíveis e visuais (um Buzzer no BACS® MANAGER e um LED de alarme nos módulos BACS® e no BACS® MANAGER).

O BACS® WEBMANAGER é equipado com memória flash ou cartões de memória SD. Dependendo do tamanho do sistema de baterias, é possível armazenar de 6 meses a 3 anos de dados do sistema. Através do software BACS® Viewer pode ser realizado o download de dados e consequentemente seu arquivamento, liberando espaço na memória para dados futuros. Os alarmes de qualquer dispositivo conectado ao BACS® WEBMANAGER (por exemplo, uma UPS) são arquivados em diversos arquivos no dispositivo e em interfaces remotas. O BACS® WEBMANAGER é equipado com um relógio interno, o qual é automaticamente sincronizado com o horário do servidor da rede (SNTP). O WEBMANAGER aplica de maneira precisa o horário e data de cada evento no histórico.

Baterias em Soluções com UPSs

Em uma típica instalação de baterias em um sistema UPS, é comum encontrar uma grande quantidade de baterias conectadas em série, de maneira a produzir uma tensão elevada na string. Sistemas de UPS modernos, com a implementação de retificadores IGBT, funcionam de maneira extremamente eficiente, mas requerem tensão de string bem maior quando comparada aos sistemas mais antigos. Essa necessidade acarreta a elevação do número de baterias que são encontradas em uma string atual. (Com strings maiores, não é incomum serem notadas tensões de 800V ou maiores). Ao mesmo tempo, em datacenters, espaço é uma commodity que vem se tornando cada vez mais preciosa. Gerentes escolhem economizar espaço através da utilização de baterias chumbo-ácidas reguladas por válvula (VRLA) ao invés das baterias úmidas (FLA). Enquanto baterias VRLA são menores, estas trabalham em temperaturas mais elevadas – e por esta razão tendem a liberar gases e serem suscetíveis a ressecamento – regularmente reduzindo seu período de vida útil.

REPOSIÇÃO ANTECIPADA, REDUNDÂNCIA…

Quanto mais baterias em uma string… maior é a tensão, mas também significa mais cabos, mais conectores, maior impedância, e queda de tensão considerável. Isso pode acabar gerando problemas de carga. (Flutuações de 2V de bateria para bateria neste tipo de bateria não é incomum.) E estes problemas se agravam com o passar do tempo. Ao longo do tempo, divergências de não mais que alguns décimos de volt aumentam de maneira incremental. Torna-se cada vez mais difícil manter a tensão de flutuação de 13,6V nos elementos do sistema.

Nem todas as baterias são criadas da mesma maneira. Esta é a realidade. Assim, é possível concluir que em uma longa string, fornecer baterias e células com a tensão de flutuação exata requerida de maneira a evitar problemas na carga delas é uma tarefa inerentemente difícil. Portanto, há muito tempo tem sido comumente aceito na indústria de UPSs que tais problemas e defeitos gerados pelos mesmos (sulfatação, ressecamento, redução cada vez maior da vida útil etc.) sejam inevitáveis. Com a ausência de uma solução técnica, ao invés de focar no problema em questão, fabricantes de UPSs simplesmente recomendam a substituição das baterias antes do final da vida útil especificada. Usuários receosos de falhas em seus equipamentos tiveram de aceitar a substituição das baterias em 50-60% da vida útil especificada pelos fabricantes.

Normalmente, usuários de sistemas UPS nunca se encontraram satisfeitos com este tipo de solução. Substituições de baterias de forma mais rotineira do que o especificado não mitigam o risco de falha do sistema. Baterias novas são conhecidas por apresentar falhas inesperadas. Nenhum sistema UPS de alta tensão é capaz de suprir a falta de baterias. Sistemas inteiros podem ser derrubados por um único ponto de falha.

Fabricantes de sistemas UPS vem oferecendo outra solução: redundância. Sistemas UPS em redundância apresentam duas ou mais strings de baterias. Esta opção reduz o risco de falha do sistema UPS, mas apresenta diversa desvantagens: elevação de custo, maior necessidade de espaço, elevação de custos de serviço. A opção não apresenta nenhuma garantia em relação a falhas. O usuário não tem nenhum tipo de informação sobre o funcionamento das strings de bateria. A redução do risco de falha baseada na adição de strings é puramente teórica.

De maneira a retroagir o risco de falhas inesperadas das baterias e perda de alimentação secundária, usuários de sistemas UPS começaram a instalar chaves de transferência automática a seus sistemas de UPS em redundância e utilizar geradores de emergência como backup em casos de queda de energia. Isso é ao mesmo tempo uma solução extremamente cara e que envolve ainda mais riscos. Geradores emergenciais em standby requerem um tempo mínimo de acionamento de 10 segundos – tempo suficiente para que ocorra perda de dados no evento de falhas dos bancos de baterias. As baterias de arranque do gerador são outro fator de risco. As baterias continuam sendo o calcanhar de Aquiles de qualquer sistema de alimentação ininterrupta!

SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE BATERIAS

O Sistema de gerenciamento de baterias (BMS - Battery Management System) ganhou popularidade.

Ao nosso ver, um Sistema de Gerenciamento de Baterias completo deve não só detectar falhas iminentes nas baterias, mas deve 1) fornecer a razão da falha das baterias, 2) fornecer um Sistema de Advertência Avançada e 3) tomar ações para retroagir os defeitos das baterias. De certa forma, um bom BMS deve não só monitorar, mas regular.

Por virtude de seu processo de Equalização (Balanceamento) patenteado, o sistema BACS® é o único BMS no mercado que realiza tanto a monitoração quanto regulação!

O gráfico abaixo ilustra o histórico das baterias em um sistema UPS que pode ser encontrado em qualquer data center hoje em dia. Tem idade de 5 anos, as tensões de flutuação das baterias na string variam em +/- 1,8V. (Faixa extremamente alta!) Durante o período descrito neste relatório, o sistema UPS NÃO foi gerenciado pelo sistema BACS®.

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

Como pode ser observado através do sistema BACS®, após 5 anos de operação, um sistema UPS com 64 baterias de 12V apresenta divergências de tensão nas bateras com grande disparidade (range de +/- 1,8V).

Tipicamente, dadas as peculiaridades de suas baterias – sem correção – as tensões em tais sistemas tendem a ser diferentes. Quanto mais estas diferenças persistirem sem correção, maiores serão as faixas de divergência. Chegará um ponto em que essas divergências serão significativas (1V ou mais), este fato pode ser observado na imagem acima.

Abaixo é possível observar a diferença desses dados quando o Sistema BACS é empregado.

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

Como pode ser observado através do sistema BACS®, o mesmo sistema com 5 anos de utilização mostrado no gráfico anterior, dessa vez, após a aplicação do processo de Equalização (Balanceamento) patenteado. Dentro de algumas horas, esse processo traz a divergência entre as tensões de flutuação para um centésimo de volt do valor recomendado pelo fabricante.

Aplicando o processo de Equalização (Balanceamento) patenteado do sistema BACS® a este mesmo sistema possibilita notar que as divergências de tensão de flutuação foram basicamente eliminadas. O processo de Equalização (Balanceamento) faz com que todas as tensões de flutuação das baterias de uma string permaneçam em uma faixa de +/- 0,01V entre si, apesar de fatores como conexões, localização na string etc. O sistema BACS® mantém cada bateria totalmente carregada e em sua tensão de flutuação recomendada pelo fabricante.

Componentes do Sistema BACS

BACS WebManager

Tecnologia de alta qualidade fabricada na Alemanha e nos EUA

A placa de gerenciamento de UPS mais poderosa e flexível do mundo! O BACS WEBMANAGER é oferecido com uma CPU ARM Cortex A8, 10/100Mbit de Ethernet auto sensível, 3 interfaces seriais RS-232 (não na versão BUDGET), 1 porta USB, porta AUX para conexão com placas de interface externas com 4 contatos secos, alarmes de entrada e saída externos ou um sistema BACS. Também disponível com interface MODBUS RS485 na entrada COM2.

Interfaces Gráficas

O servidor de rede incorporado foi projetado de maneira a permitir monitoramento intuitivo e configuração via rede. Exerce diversas funções do BACS WEBMANAGER e realiza até as análises estatísticas mais importantes dos dados de maneira clara. O BACS WEBMANAGER fornece opções de comunicação com UNMS 2, ou qualquer tipo de software de gerenciamento SNMP. Graças ao API da GENEREX, o BACS WEBMANAGER é capaz de oferecer interfaces adicionais aos usuários que desejam programar as configurações do dispositivo através de scripts autodefinidos.

Compatibilidade universal para praticamente todos os tipos de UPS

Compatível com mais de 1400 tipos de UPS de mais de 120 fabricantes. A incorporação do protocolo RS-232 e suporte para contatos secos faz com que o monitoramento seja possível em qualquer dispositivo desejado. O BACS WEBMANAGER é utilizado para monitoramento de UPSs, Chaves de transferência, Retificadores, Inversores, Geradores e Células de combustível – além de baterias.

Scheduler (Programador de eventos)

Utilize o programador de eventos intuitivo (scheduler) para programar tarefas recorrentes, como testes de UPS e baterias, transferência de saída auxiliar, entre demais tarefas. O BACS WEBMANAGER tomará conta de tarefas comuns de gerenciamento. Também reduz o tempo desprendido para a leitura de alarmes e histórico de dados!

Data logging (Histórico de dados)

Valores e alarmes de medição são registrados na memória não volátil do BACS WEBMANAGER. A função de sincronização com tempo através de NTP assegura que todos os registros são precisos.

E-mail/SMS

Um cliente de e-mail SMTP integrado pode ser configurado para encaminhar todas as mensagens ou somente mensagens específicas. O cliente de e-mail também pode utilizar de servidores de e- mail públicos e servidores locais para distribuir as informações. Compatível com sistemas de e- mail SMTP como Microsoft Exchange/Outlook, Lotus e diversos outros. Oferece suporte para Modem GSM através da entrada COM2 para transmissão de mensagens de texto/SMS.

Alertas de E-mail para Monitoramento Remoto de UNMS

Todo BACS WEBMANAGER pode enviar seu pacote de dados via “Email Trap” (Alerta de E-mail) ao software UNMS II com o módulo TELESERVICE. Isso permite que seja realizado o monitoramento via e-mail, sem comprometer o sistema de segurança da rede do cliente. Todos os valores resultantes das medições, assim como seus gráficos e análises são visíveis no UNMS a qualquer momento.

Multiserver Shutdown (Desligamento múltiplo de servidores)

Gerenciador de desligamento ilimitado para clientes RCCMD, compatível com mais de 40 sistemas operacionais diferentes. Isso permite que o adaptador do BACS WEBMANAGER informe e realize o desligamento de qualquer tipo de computador em uma rede de computadores, o que pode ser utilizado para centralizar a administração de grandes redes enquanto reduz tanto a quantidade de trabalho administrativo quanto o tráfego da rede. São disponibilizadas diferentes opções para conduzir o desligamento e inicialização do sistema: à frio (computadores são diretamente desligados ou conectados à fonte de alimentação), à quente (utilizando sistemas operacionais RCCMD para desligamento ou reinicialização) e Wake On LAN (utilizando pacotes de dados de outros computadores em uma rede local para realizar a inicialização).

Serviços de Rede

Servidor compatível com UPSMAN para o gerenciamento do alarme. Oferece suporte para SNMP V2/V3, IPv4/IPv6, HTTP/HTTPs, DNS, DHCP, SMTP, NTP, SFTP, UPSTCP (UNMS), MODBUS por IP, MODBUS/PROFIBUS por RS232/485, BACnet por IP (opcional) e RCCMD (Multiservidor/Desligamento Multi sistema operacional/ferramenta de mensagem).

Segurança de Rede

O BACS WEBMANAGER fornece uma grande variedade de ferramentas de segurança para garantir a máxima segurança da rede. O BACS WEBMANAGER utiliza padrões industriais para fornecer comunicação criptografada em HTTPS e SSL com certificados criados pelo usuário – o BACS WEBMANAGER também pode ser configurado para recusar certificados ultrapassados ou inválidos. De maneira padrão, este utiliza comunicação SNMP v3, podem também ser utilizados sistemas com níveis de segurança inferiores. Sistema de senhas avançado e administração de usuário codificada promovem menus de configuração de acordo com o nível do usuário. Para prevenir acesso não autorizado em ambientes totalmente automatizados o servidor web pode ser desabilitado após configuração – o sistema operacional encapsulado não oferece suporte a acesso ROOT, para que não seja possível realizar alterações. Um watchdog inteligente integrado irá reiniciar o BACS WEBMANAGER em casos de incidentes inesperados que causem interrupção. Uma característica especial é que o BACS WEBMANAGER fornece ferramentas para auxiliar administradores durante a realização de testes de segurança de segmentos da rede. Futuramente: Atualizações de software com assinatura digital impedem a instalação de softwares hackeados.

SNMP

O BACS WEBMANAGER oferece suporte para MIB RFC1628 (MIB padrão de UPS) e extensões MIB para utilização com SITEMANAGER 4,5,6, BACS e SENSORMANAGER. Isso possibilita que o adaptador BACS WEBMANAGER faça a disponibilização de todos os seus dados recolhidos de outros dispositivos via SNMP. Este é oferece suporte para todos os sistemas de administração de rede baseados em SNMP.

BACS Battery Management System (Opcional) (Sistema de Gerenciamento de Baterias BACS)

Agora é possível conectar o BACS WEBMANAGER a um sistema BACS através da porta COM3/AUX. Essa possibilidade eleva o seu BACS WEBMANAGER para um BACS WEBMANAGER, o último é a versão mais completa da linha BACS WEBMANAGER e adiciona a funcionalidade de gerenciamento de baterias para seu sistema. Uma possível falha das baterias de seu sistema UPS agora estão sob seu controle e seu sistema recebe um aumento tremendo na vida útil de suas baterias quando comparado à sistemas sem a adição do BACS.

MODBUS

Todos os adaptadores do BACS WEBMANAGER são equipados com MODBUS-over-IP, o qual permite ao BACS WEBMANAGER incorporar dispositivos PLC (SPS) como aqueles do Grupo Schneider ou qualquer outro sistema de administração baseado em MODBUS. Os dispositivos BACS WEBMANAGER com a porta COM2 também possuem MODBUS por RS232. Os dispositivos BACS WEBMANAGER LM ou SCM disponibilizam MODBUS por RS485.

Sensormanager (Opcional)

O gerenciador de sensores opcional oferece 8 entradas analógicas para praticamente todos os sensores analógicos disponíveis no mercado atualmente. Além disso, o gerenciador de sensores também oferece 4 entradas digitais para sensores de alarme (por exemplo sensores de fumaça, fogo, águia, etc.) e 4 saídas digitais (por exemplo para alarmes visuais).

Entradas e Saídas (I/O) analógicas (Opcional)

É possível conectar uma placa de interface (CON_AUX4/CON_R_AUX4) à COM3/AUX-port para realizar o controle de 4 entradas ou saídas analógicas com o BACS WEBMANAGER.

PROFIBUS/LONBUS/BACNET (Opcional)

Outros conversores de protocolo de barramento estão disponíveis de maneira opcional.

Completamente Automatizado

Em instalações de grande porte, scripting oferece um caminho muito interessante para a simplificação de operações normalizadas através de processos automatizados. Por exemplo, os scripts podem importar configurações básicas, realizar a leitura de dados registrados, fazer backup das informações, baixar e importar firmwares etc. O BACS WEBMANAGER possibilita a realização de scripting. Utilize estas e outras ferramentas integradas no BACS WEBMANAGER em sua própria instalação.

Role para o lado
BACS WebManager Budget SC (Slot Version)
Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACSProcessador e MemóriaCPU ARM Cortex A8 800MHz, 128 MB RAM/ 512 MB de armazenamento do histórico das baterias em dias
Consumo de PotênciaAproximadamente 150mA (em 12V)
Interfaces3 x RS232, COM1 – UPS, COM2 – Multipropósito, COM3 – Barramento de Bateria, 1 x RJ12 (para Conversor do Barramento de Baterias), 1 x RJ45 (10/100 Mbit Ethernet)
Display2 x LEDs (Estado do gerenciador, alarme da UPS/dispositivo)
InvólucroSlot card ― Formato do SC para equipamentos UPS com slots compatíveis. Certificação UL.
Dimensões (LxAxP)60x29x120mm – Slot card Formato SC
Peso90 g
Condições de OperaçãoTemperatura: 0 até 70˚C Umidade: 20 até 95% (sem condensação
MTBF849192 horas (96,9 anos)
Role para o lado
BACS WebManager Budget L
Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACSProcessador e MemóriaCPU ARM Cortex A8 800MHz, 128 MB DDR3 RAM/ 512 MB B de armazenamento do histórico das baterias em dias
Consumo de PotênciaAproximadamente 150mA (em 12V)
Interfaces3 x RS232, COM1 – UPS, COM2 – Multipropósito, COM3 – Barramento de Bateria, 1 x RJ12 (para Conversor do Barramento de Baterias), 1 x RJ45 (10/100 Mbit Ethernet)
Display2 x LEDs (Estado do gerenciador, alarme da UPS/dispositivo)
InvólucroAlumínio, RAL 7035 (cinza claro)
Dimensões (LxAxP)69x35x126mm
Peso210 g
Condições de OperaçãoTemperatura: 0 até 70˚C Umidade: 20 até 95% (sem condensação)
MTBF849192 horas (96,9 anos)
Role para o lado
BACS WebManager Budget 12V
Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACSProcessador e MemóriaCPU ARM Cortex A8 800MHz, 512 MB RAM/ 512 MB de armazenamento do histórico das baterias em dias
Consumo de Potência330 Módulos BACS tipo C
Interfaces3 x RS232, COM1 – UPS, COM2 – Multipropósito, COM3 – Barramento de Bateria, 2 x Saídas para Conversor de Barramento 1 x RJ45 (10/100 Mbit Ethernet), 1 x Contato Seco
Display3 x LEDs (Estado do gerenciador, alarme da UPS/dispositivo, alarme do BACS)
InvólucroAlumínio, RAL 7035 (cinza claro)
Dimensões (LxAxP)125x30x130mm
Peso180 g
Condições de OperaçãoTemperatura: 0 até 60˚C Umidade: 20 até 95% (sem condensação)
MTBF849192 horas (96,9 anos)

Módulos de Bateria BACS tipo C

O controle da atividade de carga e descarga de cada acumulador durante o processo de Equalização e a medição do estado real do acumulador é transmitido através dos módulos BACS C, que são montados em cada acumulador. O módulo C apropriado para o seu sistema de bateria depende do tipo de bateria (Tensão) e suas dimensões.

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

Os módulos BACS possuem um modo ECO (Econômico) aprimorado e serão desligados automaticamente para economizar energia se não houver comunicação. Após 4 segundos de atividade de bus/barramento (por exemplo, através do BACS Programmer ou do BACS WebManager polling), todos os módulos irão “acordar” e estarão prontos para programação ou operação normal.

BACS Splitting Box

O BACS SPLITTING BOX é um divisor (splitter) passivo para o cabo de comunicação BACS e pode ser usado para a otimização dos comprimentos de cabo e para a criação de uma fiação mais organizada visualmente. Além da extensão das 2 entradas de barramento BACS no BACS CONVERTER para, por exemplo, a ligação dos sensores de corrente CC do BACS. Recomenda- se usar o BACS SPLITTING BOX em situações em que houver a necessidade de conectar mais de 50 módulos BACS ao barramento do BACS.

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

Exemplos de Instalação

Instalação de Banco de Baterias com o BACS WebManager

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

Instalação de Banco de Baterias com múltiplas Strings com Splitting Box e BACS WebManager

Sistema de Gerenciamento e Monitoramento de Baterias - BACS

Contato

Para mais informações, favor entrar em contato com o setor de Vendas.

Produtos Relacionados

Bateria Eaton 12V 620W

Bateria Eaton 12V 620W

Baterias com alta eficiência de descarga, certificadas e com volumes e pesos reduzidos.

Bateria 12V 390W PWHR12390W4FR Eaton

Bateria 12V 390W PWHR12390W4FR Eaton

Baterias com alta eficiência de descarga, certificadas e com volumes e pesos reduzidos.

Bateria 12V 330W PWHR12330W4FR Eaton

Bateria 12V 330W PWHR12330W4FR Eaton

Baterias com alta eficiência de descarga, certificadas e com volumes e pesos reduzidos.

Bateria 12V 280W PWHR12280W4FR Eaton

Bateria 12V 280W PWHR12280W4FR Eaton

Baterias com alta eficiência de descarga, certificadas e com volumes e pesos reduzidos.

Solicitar Orçamento